Em busca da vida auto-sustentável

Em busca da vida auto-sustentável

Tecnologia sustentável para tratamento de esgoto; de olho no futuro

Um dos principais desafios da humanidade, na busca pela vida auto-sustentável, sem danificar o meio ambiente, o tratamento do esgoto sanitário das cidades, é sem dúvida, objetivo de muitos administradores de municípios brasileiros.

O meu colega de trabalho, Engº Sanitarista Eduardo Bello, implantou um sistema de tratamento de esgotos através de Zona de Raízes na Escola Municipal André Rebouças em Campos Novos, planalto sul catarinense, que pode servir de modelo para outros municípios catarinenses, pelo baixo custo e eficiência, de modo a conciliar o desenvolvimento de uma pesquisa tecnológica com a resolução de um problema. A escola passava por sérias dificuldades com relação ao seu esgotamento sanitário, e agora pode desfrutar de um sistema natural de alta eficiência.

Em busca da vida auto-sustentável
No detalhe, o sistema com taboas fazendo o trabalho da filtragem.

Alemanha anuncia a renúncia a Energia Nuclear até 2020

Como de costume, os alemães saindo na frente, é preciso muita coragem e autoconfiança, será um desafio, pois para atender esta demanda do consumo, que tipo de energia será utilizada? Solar? Eólica?

Fases da Lua

Março de 2012
Dia 01 de Março – Quarto Crescente
Dia 08 de Março – Lua Cheia
Dia 15 de Março – Quarto Minguante
Dia 22 de Março – Lua Nova
Dia 30 de Março – Quarto Crescente

Tabela de passagem da Estação Espacial Internacional – ISS pelo céu de Nova Veneza, mês de março/2012
Em busca da vida auto-sustentável

Sites interessantes

Site de Meteorologia da rede de Comando da Aeronáutica – REDEMET http://www.redemet.aer.mil.br/ clicando em produtos, e em imagens de radares, você seleciona o radar do Morro da Igreja, em Urubicí , e tem acesso ao mapa das tempestades( on line), com escala de freqüência, identificando a intensidade da chuva, temporal, e você terá noção do que está vindo pelo céu.

Bela imagem da Lua – fev/2012 – Tele Newtoniano 180mm
Em busca da vida auto-sustentável

 

Em busca da vida auto-sustentável
Meu Tele Newtoniano 180mm posicionado

 

“ Não existe nada além de átomos e o vazio” Demócritus – Grécia 400 A.C.

4 Comentários

  1. O universo é finito. Teve um começo e terá um fim. O estudo destas partículas é tão importante para entendermos melhor o cosmo, como foi séculos atrás na época que descobriu-se que o átomo era formado por inúmeras partículas menores, ou seja, divisível. E não existe essa ideia de infinito na mecânica quântica. De acordo com a famosa equação de Einstein, E=m.c², para alguma coisa existir, ela deve ser ou energia ou matéria. Caso contrário, um montão de nada seria alguma coisa, não é mesmo? E, para algo existir no universo, desde o Big Bang, há 13,7 bilhões de anos atrás, teve que ser criado algo “negativo”, proporcionalmente à sua existência, ou seja, matéria negativa (escura) e energia negativa (escura). Na verdade, para entender a estrutura do cosmo, a Cosmogonia estuda a matéria escura (responsável por 90% da matéria do universo conhecido) e mais recentemente a energia escura. Estudar partículas elementares da matéria é um enorme passo para entendermos melhor o próprio Universo, suas origens e seu destino. Estudando e entendendo o Cosmo, o Homem conhece a si próprio.

  2. Bela imagem da lua.Parabens Murilo,continue a desvendar os misterios do espaco. Abracos (Dedo)

  3. Murilo, parabéns por divulgar a Ciência! Continue sempre! Forte abraço!

  4. Muito interessante e produtiva sua coluna. Acho que Nova Veneza deveria ter mais interesse na ciência, pois ela é o futuro. Um assunto legal de se tratar poderia ser a suposta descoberta da “partícula de Deus” ou o bóson de Higgs. Recentemente cientistas americanos anuciaram que acreditam ter encontrado a mesma.
    Obrigada.
    Att, Bruna.