Agricultores de Nova Veneza recebem 15,8 mil sacos de sementes de arroz

O secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, entregou o equivalente a 15,8 mil sacos de semente de arroz a 125 agricultores de Nova Veneza que tiveram a plantação prejudicada pelo vendaval e chuva de granizo no mês de fevereiro. Os subsídios para a compra das sementes, no valor de R$ 452 mil, foram disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura. A ação faz parte do programa emergencial aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, coordenado pela Fecoagro.

As sementes serão fornecidas pela Coopernova, de Nova Veneza, e poderão ser escolhidas entre seis variedades produzidas pela Epagri. João Rodrigues salientou que o Governo e a Secretaria estão trabalhando para auxiliar os agricultores que foram atingidos por catástrofes climáticas. “Essas sementes distribuídas hoje representam um alívio aos agricultores e um estímulo para que a produção agrícola de Nova Veneza e região volte a sua normalidade.”

Para o secretário regional Luiz Fernando Cardoso, esses valores não suprirão todas as necessidades, mas com certeza vão amenizar a situação dos agricultores. O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, destacou que nunca havia acontecido um vendaval que destruísse em 15 minutos um ano de trabalho. “Esse é o trabalho do Governo do Estado, na hora certa apoiar os agricultores. Fiz um levantamento e o prejuízo chegou a R$ 34 milhões de perdas na arrecadação por ano. E, hoje, a entrega das sementes traz o resultado de um trabalho de união com a prefeitura, câmara, as associações, sindicatos, prefeitos dos dois municípios.”

O presidente da Câmara, Lodejane Zanoni, enaltece a rapidez do Governo do Estado em tentar amenizar as perdas dos agricultores. Mas agora, lembra os agricultores que devem ficar atentos às datas, para apresentar requisição simbólica, devidamente assinada, na sede da Epagri, nos dias 18, 19 e 20. Ai deve informar qual a variedade de semente pretendem adquirir e depois trocar pela oficial, para ai sim retirá-las na Coopernova.

Antonio Rozeng

Agricultores de Nova Veneza recebem 15,8 mil sacos de sementes de arroz