Você sabe quem são os maiores ganhadores da Bola de Ouro? O prêmio de futebol, que foi criado pela revista francesa France Football, é entregue anualmente e premia o melhor jogador da temporada.
Seja você um amante do futebol, um curioso, alguém que deseja ter mais conhecimento para impressionar os amigos ou para se entreter em uma aposta esportiva online, conhecer mais sobre os ganhadores da Bola de Ouro é bastante importante.
Por este motivo, abaixo listamos o top 10 dos maiores ganhadores desse prêmio até o momento. Confira!
Lionel Messi: 8 troféus
Atualmente, o maior ganhador da Bola de Ouro é o argentino Messi. O craque recebeu a premiação oito vezes: em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023.
A edição de 2022 da Bola de Ouro foi cancelada devido à pandemia do Coronavírus. Especialistas apontam, porém, que se ela tivesse acontecido, Messi também levaria o troféu.
Cristiano Ronaldo: 5 troféus
O segundo jogador mais premiado na história da Bola de Ouro é Cristiano Ronaldo. O português levou o troféu em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.
As conquistas de Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro se devem ao ótimo desempenho do craque frente ao Real Madrid. Elas refletem não somente o seu talento, mas a sua dedicação e a capacidade de se destacar em momentos considerados críticos.
Johan Cruijiff: 3 troféus
Johan Cruijiff, que até hoje é considerado um dos jogadores mais icônicos e influentes da história do futebol, ganhou a Bola de Ouro em três ocasiões ao longo da sua brilhante carreira. Ele foi reconhecido como o melhor jogador do mundo nas edições de 1971, 1973 e 1974 — reflexo da sua ótima visão de jogo, habilidade e impacto no esporte.
Michel Platini: 3 troféus
A lenda do futebol francês Michel Platini — e um dos melhores jogadores da sua geração, diga-se de passagem — venceu a Bola de Ouro por três vezes consecutivas. As premiações aconteceram nas edições de 1983, 1984 e 1985.
Marco van Basten: 3 troféus
Outro craque que conquistou a Bola de Ouro em três oportunidades ao longo da sua carreira foi Marco van Basten. O jogador, considerado ainda hoje como um dos maiores atacantes de todos os tempos, conquistou o prêmio em 1988, 1989 e em 1992.
Van Basten era conhecido em campo por conta da sua excepcional técnica, inteligência e precisão nas finalizações. Foi premiado com a Bola de Ouro por fazer ótimas campanhas no Milan e junto à seleção da Holanda.
Alfredo Di Stéfano: 2 troféus
Alfredo Di Stéfano conquistou a premiação da Bola de Ouro duas vezes durante a sua carreira no futebol: em 1957 e 1959. Sempre mantendo a sua consistência em alto nível, demonstrava liderança e versatilidade — já que era capaz de influenciar o jogo tanto defensiva quanto ofensivamente.
Di Stéfano foi um dos principais responsáveis pelo domínio do Real Madrid na Europa durante os anos 1950. Seu impacto no clube foi tão grande que, além dos prêmios recebidos, é frequentemente lembrado como o jogador mais importante da história do clube.
Franz Beckenbauer: 2 troféus
O alemão Franz Beckenbauer conquistou dois troféus da Bola de Ouro enquanto fazia história no futebol. Conhecido como “Der Kaiser” (O Imperador, em livre tradução), o jogador foi o vencedor das edições de 1972 e 1976 e revolucionou a posição de líbero na sua época.
Kevin Keegan: 2 troféus
Um dos grandes nomes do futebol inglês, Kevin Keegan conquistou a Bola de Ouro duas vezes consecutivas: nos anos de 1978 e 1979. O craque ganhou muito destaque durante seu tempo no Hamburger Sport-Verein, ocasião em que o seu desempenho impressionante o levou ao topo do futebol europeu.
Karl-Heinz Rummenigge: 2 troféus
Karl-Heinz Rummenigge, um dos jogadores de maior destaque do futebol alemão — e mundial — venceu a Bola de Ouro em 1980 e 1981. Essas conquistas refletem, além do seu talento extraordinário, as suas habilidades técnicas e o impacto significativo no esporte a nível de clubes e de seleção.
Ronaldo: 2 troféus
Ronaldo foi o primeiro brasileiro a vencer o Bola de Ouro, em 1997. O jogador teve um ano fenomenal jogando pelo Barcelona e logo depois pelo Inter de Milão. Também teve grande destaque na seleção brasileira, ajudando o Brasil a vencer a Copa América.
Outro prêmio foi alcançado pelo jogador no ano de 2002. Ronaldo teve um papel crucial na conquista do pentacampeonato mundial pelo Brasil e se destacou como artilheiro da competição.
E então, você já sabia quem eram os maiores ganhadores da Bola de Ouro? Se impressionou por ter um brasileiro no Top 10? Agora você já tem conhecimento suficiente para impressionar os amigos em uma roda de conversa ou para se entreter em apostas em esportes, se assim desejar.