Ore, jorni, mesi e l’ani

Ore, jorni, mesi e l'ani

Ore, jorni, mesi e l'ani

Mais um ano se finda, mas, você sabe como surgiu o calendário que define todos os dias, meses e anos?  As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus.

O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus. Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, ficando defasado em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos.

O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios, em meados do terceiro milênio antes de Cristo. Muito mais preciso, já tinha 365 dias. Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros.

Ele foi instituído em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano, uma herança do Império Romano. Quanto as horas, os antigos egípcios fizeram os primeiros relógios de sol por volta de 3500 a.C. Eles eram simples bastões ou pilares que projetavam uma sombra no chão.

Mais tarde, os árabes inventaram o relógio de sol moderno, do tipo com ponteiro em ângulo. No século XIV, relógios mecânicos começaram a substituir os relógios de sol. No norte e nordeste da Itália é muito comum encontrar os famosos “meridiana” (Relógios do sol), nas paredes de casas, igrejas e torres, eles geralmente trazem uma frase em italiano, dialeto local ou em latim.

No Brasil temos vários relógios na horizontal em jardins e praças. O projeto “Bauco, ma no tanto” está fazendo o primeiro relógio do sol da região em parede. O relógio estará na parede do edifício Dona Olívia onde está a agência da Caixa Econômica de  Nova Veneza.  “El tenpo e la vita no si ferma!!!”

BELO MATRIMONIO

Ore, jorni, mesi e l'ani

A menor igreja da América Latina recém-inaugurada no Aguaí Santuário Ecologico já se tornou local escolhido para diversos tipos de eventos, entre eles, os casamentos. No registro os noivos Eduardo José de Souza Martinelli com Josiane Olivo Bongiolo e os testemunhas. O casamento aconteceu no último sábado. “Bela ceseta, bei morosi!!!”

NADAL EM FAMÈJA E AMISI

Ore, jorni, mesi e l'aniA cada ano procuro celebrar o Natal diferente, já que meus pais encerram o ciclo de vida há muitos anos. Este ano passei o natal na localidade de Trípoli, interior do município de Colorado na região central do Rio Grande do Sul.

Com a minha família, lá revi meus amigos e matei saudades de pessoas que nos queremos muito bem e conheci outras que já se tornaram amigos. Esse foi o meu presente de natal.  Um abraço do tamanho do Rio Grande a todos e especial ao casal anfitrião, senhor Alexandre e Andreia Monegat pelo carinho da amizade e hospitalidade. Feliz ano novo a todos os nossos leitores! “Grasie e grasie!!!

NOVO PRESIDENTE DEL CONSIGLIO  COMUNALE

Ore, jorni, mesi e l'aniVereador neoveneziano Aroldo Frigo Junior com a jornalista Karina Manarin numas destas tardes quentes na sorveteria central de Nova Veneza.

O assunto não era saber de como se faz o delicioso sorvete italiano, e sim, como vai ser a gestão do vereador que assume a presidência do legislativo da capital mundial da Polenta no próximo dia seis de janeiro. “Avanti tozati!!!”

MATRIMONIO BELO

Ore, jorni, mesi e l'aniO belo casal Samuel Gava e Mari Silva selou oficialmente o registro civil da vida matrimonial. Parabéns e felicidades a esta união.  “Lunion fa la forsa!!!”

L’AMOR

Ore, jorni, mesi e l'aniJovem empresário neoveneziano do setor metal mecânico Bruno Fretta Pazetto e sua bela “morosa” Georgia Bastos curtindo suas férias merecidas. “Bravi tosati, bei morosi!!!”