O Rei de Madri x Il Capitano Italiano

Como nosso futebol amador e municipal ainda não voltaram (por motivos óbvios), hoje a coluna será sobre algo que gosto muito e que vem sendo muito debatido nas redes sociais e programas de televisão nas últimas semanas: futebol europeu, mais especificamente dois jogadores: Sérgio Ramos e Maldini. Após grandes atuações, o zagueiro espanhol vem sendo constantemente comparado ao italiano, considerado por muitos o melhor zagueiro que o futebol já teve.

O campeonato espanhol voltou após a pausa da pandemia e já foram disputadas nove rodadas, onde o Real Madrid venceu todos os seus compromissos e viu o Barcelona tropeçar, assim assumindo a liderança e ficando perto do título espanhol. Nesta arrancada do Real Madrid, um nome vem sendo destaque absoluto: Sérgio Ramos. Em um nível absurdo há anos, uma comparação entre torcedores, analistas, comentaristas e jornais europeus, com o zagueiro Maldini, começou a ser feita.

Neste texto, tentarei fazer uma análise da carreira vitoriosa destes dois monstros, e você externa sua opinião achando quem foi melhor. São épocas diferentes, estilos diferentes, mas uma coisa em comum: uma carreira vitoriosa.

PAOLO CESARE MALDINI

O Rei de Madri x Il Capitano Italiano
Crédito da foto: Interleaning

Paolo Maldini se encaixa perfeitamente com a palavra lealdade, uma qualidade que cada vez menos se encontra no meio do futebol. O zagueiro italiano ofereceu todo seu amor há apenas um romance: o Milan. A relação de Maldini com o clube rossonero é antiga, visto que seu pai foi jogador e também treinador do clube, portanto desde pequeno Paolo já tinha um vínculo com o gigante italiano.

Maldini estreou no profissional do clube em 1985, aos 16 anos de idade, entrando no decorrer do jogo e já mostrando grande personalidade. Foi o primeiro dos 902 jogos que fez pelo grande amor de sua vida. Foram 31 anos de sua vida dedicados ao Milan, conquistando incríveis 26 troféus. O camisa 3 (sua camisa foi aposentada no clube) teve como principais características uma técnica enorme e a liderança fora do comum, tendo sido capitão da equipe por 12 anos.

Uma curiosidade é que antes de se tornar zagueiro central, Maldini foi lateral-esquerdo, sendo um craque da posição. Foi após os 30 anos que Paolo se tornou zagueiro, aliando técnica, velocidade e um posicionamento impressionante. Maldini fez parte de duas gerações fantásticas do Milan, e foi parceiro do grande Franco Baresi, onde disputaram 196 partidas juntos e o Milan sofreu apenas 23 gols nestes jogos. Em 1995, o zagueiro ficou em segundo lugar no prêmio de melhor jogador do mundo.

Maldini jogava de terno, nunca precisou de força a mais para ser o melhor. Ronaldo sempre disse que o melhor zagueiro que enfrentou foi ele. Paolo foi como o vinho, quanto mais velho melhor. Ele agradece muito ao Milan, mas o Milan deve ajoelhar todo dia e agradecer à Deus por ter colocado Paolo em seu caminho.

Embora com a seleção italiana Maldini não tenha feito tanto sucesso, com o Milan são 26 títulos, sendo o recordista de títulos pelo clube, que são:

7 Campeonato Italiano
5 Liga dos Campeões
5 Supercopa da Itália
5 Supercopa da Uefa
3 Mundiais de Clubes

1 Copa da Itália

Paolo Cesare Maldini disputou 902 jogos com o Milan e 126 com a seleção italiana, totalizando 1028 partidas e 40 gols feitos em toda sua carreira. Lembrado pela classe, técnica e lealdade, Maldini é considerado por muitos o melhor e maior zagueiro da história do futebol. 31 de maio de 2009 foi o ato final deste grande zagueiro, vitória por 2 a 0 sobre a Fiorentina e reverenciado por todos os companheiros, rivais e todos presentes no estádio. Com 41 anos e jogando 30 (!) jogos na temporada, encerrou a carreira de um gigante do futebol mundial.

SÉRGIO RAMOS GARCÍA

O Rei de Madri x Il Capitano Italiano
Crédito: Ricardo Nogueira

Agora vamos falar um pouco sobre o cara que fez essa comparação acontecer por conta de seus últimos jogos. Cá entre nós, ser comparado a Paolo Maldini já é um feito e tanto, não? Não para Sérgio Ramos, que merece muito mais do que ser apenas comparado.

Primeiro, vamos colocar os números do espanhol desde a volta da quarentena após a pandemia:

8 jogos
5 GOLS
469/510 passes certos (92%)
68/89 bolas longas (76%)
6 desarmes
14 interceptações
20 cortes
1 corte em cima da linha
3 dribles sofridos

*números coletados pelo SofaScore Brazil

Mas aí que está algo que as pessoas podem pensar: “mas ele pode ser comparado ao Maldini apenas por esses números”? Não! Segue o texto e entenda porque Sérgio Ramos está na prateleira dos maiores e melhores da posição.

Apenas 49 jogos pelo Sevilla fazem com que Sérgio Ramos não tenha o selo “Maldini de Fidelidade”. O espanhol começou sua carreira no clube da Andaluzia, em 2003. Após isso, só Real Madrid para o craque. São 648 jogos com o clube da capital e tudo indica que ele encerrará sua carreira no time da sua vida.

Ramos é muito mais que apenas um zagueiro, assim como Maldini começou a carreira como lateral e depois virou zagueiro, o espanhol trilhou o mesmo caminho. No Real Madrid já atuou como lateral-direito, esquerdo, zagueiro e volante. Na infância começou como meia-atacante, e é dessa época que vem a capacidade destruidora de marcar gols. São 120 (!!!) gols na carreira, sendo o defensor com mais gols na história de La Liga, e o sétimo defensor com mais gols no futebol. São 3 com o Sevilla, 21 com a seleção espanhola e 96 com o Real Madrid, sendo decisivo em momentos importantes, como os gols em duas finais de Liga dos Campeões contra o Atlético de Madrid, um no final do jogo, levando a decisão para a prorrogação. Definitivamente, o capitão não se esconde em momentos importantes.

Mas se engana quem diz que Sérgio Ramos é apenas isso, pois a capacidade defensiva do espanhol, principalmente em momentos decisivos, é algo extraordinário. Ele já foi nomeado pela Fifa na seleção dos melhores do ano nove vezes, recorde para um defensor. Oito vezes para a seleção da Uefa, e cinco vezes eleito o melhor zagueiro do Campeonato Espanhol.

Pela seleção, Ramos participou da maior era da história do futebol espanhol, tendo conquistado duas Eurocopas (2008 e 2012) e uma Copa do Mundo (2010). Foi titular e peça importante nas três conquistas.

Pelo Real Madrid, são 22 títulos, sendo peça chave em absolutamente todos, e capitão em 12 conquistas. As conquistas pelo clube merengue são: 5 Campeonato Espanhol, 4 Liga dos Campeões, 4 Mundiais de Clubes, 3 Supercopa da Uefa, 2 Copa da Espanha, 4 Supercopa da Espanha.

Chegar no maior clube do mundo e não sentir nenhum peso, e desde o primeiro dia ter uma personalidade invejável não é para muitos. Diria que é apenas para Sérgio Ramos, pois ser o maior zagueiro da história do maior clube da história é digno de no mínimo respeito. Sérgio é idolatrado pela torcida madrilhenha, pela liderança, pelos gols decisivos e pelo alto nível durante anos.

Uma força física invejável, aliado a liderança, qualidade técnica e uma estrela em momentos importantes. Pode falar tudo o que quiser dele, que é violento, que é expulso, mas uma coisa não pode mudar: Sérgio Ramos é um dos melhores e maiores da história.

Sérgio Ramos tem 25 títulos na carreira e 34 anos, se jogar até os 41 de Maldini, terá ainda muita história para contar e muitos troféus para erguer. Vamos aguardar, pois ao que tudo indica, lembraremos dele como o maior zagueiro de todos os tempos.

Ser considerado entre os melhores e maiores é preciso uma junção de fatores: liderança, títulos, identificação, atuações, longevidade e ser bom tecnicamente. E isso Sérgio Ramos e Maldini tem. A minha dupla de zaga da história são os dois. E para você, quem foi maior e melhor? Deixe nos comentários.

DEPOIMENTOS

Em Nova Veneza temos muitos fãs de futebol europeu, e consequentemente dos dois zagueiros. Peguei um depoimento de cada superfã que os zagueiros tem. Meus amigos Jaílson Gava e Maurício De Nez acompanharam a carreira dos dois e deixaram uma mensagem.

JAÍLSON GAVA (MALDINI): Eu morei na Itália, sou fanático pelo Milan e vi o Maldini no estádio algumas vezes. Para mim, é o melhor de todos, nunca vi um zagueiro igual. Muita classe, técnica e um posicionamento incrível. Ramos é o melhor da sua geração, mas da história Maldini está acima de todos.

MAURÍCIO DE NEZ (SÉRGIO RAMOS): Coragem. Personalidade. É o que define Sérgio. Chegar no maior clube do mundo e sentir como se estivesse jogando no quintal de casa é algo que me surpreende, ele não sentiu nada desde o primeiro dia. Velocidade, força, gols decisivos, ele tem a junção de tudo que um zagueiro de qualidade precisa, e tudo faz com perfeição. É o maior e melhor de todos.

DIVULGAÇÃO

Um jovem chamado Eliel vem chamando atenção nas redes sociais com suas fotos. Ensaios fotográficos, para lojas de roupas, tudo isso feito com celular. O garoto sempre teve o sonho de tirar fotos com celular, e conseguiu depois de muito trabalho adquirir um celular que tanto queria para essas fotos. As fotos são tiradas com seu iPhone e editadas por ele mesmo. Se você quer acompanhar o trabalho dele ou participar de um ensaio, segue ele no instagram – @eliel_fotos_ ou chama ele no WhatsApp (48) 9 8807-5092. Vamos apoiar os nossos. Segue algumas fotos do trabalho em que ele faz:

O Rei de Madri x Il Capitano ItalianoO Rei de Madri x Il Capitano ItalianoO Rei de Madri x Il Capitano Italiano