Faleceu aos 93 anos de idade, às 9h da manhã deste domingo, 13, no Centro Hospitalar Unimed em Joinville, a senhora Hilda Becker Coral.
Seu corpo será velado na capela mortuária do cemitério municipal de Nova Veneza. A celebração seguida de sepultamento está prevista para às 11h desta segunda-feira, 14, no mesmo cemitério.
Dona Hilda é filha de Roberto Antônio Becker (in memoriam) e Mathilde Nuernberg (in memoriam). Foi casada com Gílio Coral (in memoriam). Deixa os filhos: Cleusa, Edson, Walter, Carlos, Américo Neto e Helga, além de oito netos e seis bisnetos.
A professora Hilda Becker Coral nasceu em Braço do Norte, em 21 de novembro de 1928. Seus avós paternos e maternos vieram da Alemanha em 1860.
Ingressou na escola aos 7 anos de idade e por sempre ter se aplicado aos estudos tornou-se professora. Com 15 anos de idade passou a dar aulas no interior de Nova Veneza, em São Bonifácio. Na época Nova Veneza era distrito de Criciúma. Depois de casada cursou o Regional e o Normal em Criciúma. Lecionou por 37 anos, dos quais 35 em São Bento Alto, de 1950 até 1985.
Casou-se com Gílio Coral em 1947 e tiveram 6 filhos: Cleusa (oftalmologista), Edson (comerciante), Walter (oftalmologista), Carlos (odontólogo), Américo Neto (odontólogo) e Helga (do lar).
Simultâneo ao trabalho no magistério e aos cuidados com os filhos, Hilda administrava o armazém da família, enquanto o marido, Gílio, preferia lidar com as plantações, junto aos agregados que moravam nas terras da família. Casal muito conhecido, pois ele gostava de política e ela era muito envolvida com a comunidade, organizando as festas da igreja, ensaiando os cantos da missa e recepcionando os líderes religiosos.
Hilda era uma verdadeira líder e a família enlutada lembrará sempre com muito carinho desta mulher forte e inspiradora para as gerações que tiveram a oportunidade de conhecê-la.