O modelador nasal é fabricado em silicone e geralmente é usado após a cirurgia de lábio e de nariz, uma rinoqueiloplastia, comum em pacientes com fissuras labiopalatinas ou mesmo que passaram por algum trauma de face.
Por conta da anomalia craniofacial congênita que possuem, é normal que o nariz dos pacientes que têm fissuras labiopalatinas tenha desvios ou mesmo a ponta um pouco mais caída. O tutor, ou modelador nasal, tem a função de melhorar o aspecto estético do nariz e é de uso facultativo. Saiba mais sobre o uso do modelador nasal.
O que é e para que serve?
Desde a década de 90, o modelador é usado para conseguir melhores resultados nas cirurgias plásticas de nariz. No entanto, sua utilização é indicada apenas para pacientes com até 2 meses de idade, faixa etária em que as cartilagens ainda são moldáveis, e que, portanto, podem se beneficiar do uso do modelador.
O tutor nasal é recomendado para casos de fissuras de palato completas, uni ou bilaterais, além de fissuras labiais incompletas bilaterais. Em quadros em que existem fissuras de lábio incompletas e unilaterais o uso não é necessário. Um dos fatores que torna difícil o uso do modelador nasal é a logística e adaptação da placa modeladora pelo paciente, isso porque é comum a necessidade de um ponto na base do modelador, próximo ao septo para que ele não fique caindo durante choros ou espirros, por exemplo. Além disso, periodicamente, o paciente deve visitar o médico para possíveis ajustes e acompanhamento, o que por sua vez pode encarecer o tratamento.
Muitas vezes o modelador nasal pode não estar disponível em hospitais que realizam procedimentos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Para conseguir adquirir o modelador nasal, é preciso que o paciente realize um certo investimento.
Modelador nasal barato é alternativa de tratamento
Para tornar o tratamento mais acessível, alguns estudiosos desenvolveram alternativas ao modelador nasal convencional para pacientes com lábio leporino. Trata-se de um modelador externo que é fixado com fita elástica, cuja função também é modelar a cartilagem do nariz e diminuir o tamanho da fissura alveolar.
É preciso salientar que somente o médico, que tem conhecimento anatômico da região é capaz de fazer um modelador nasal. Caso a família arrisque improvisar e opte por fazer o modelador em casa, o tratamento do paciente com fissura labiopalatina pode inclusive ser prejudicado.
Os modeladores mantêm as narinas abertas e podem oferecer ganhos também no pós-operatório da cirurgia labiopalatina e de nariz, período em que é comum a perda de projeção em um dos lados na narina, sobretudo do lado fissurado. Converse com o seu médico a respeito.