Hoje a homenagem vai para a pessoa mais importante, mais feliz e realizada da face da terra: euzinha. Hoje é meu aniversário e nada mais justo que homenagear a mim mesma, não acham?
Tenho feito tanta coisa, nestes tantos anos que fico pensando como um ser humano mulher, com três filhos, conseguiu fazer tanta arte e realizar tantos sonhos.
Casei-me, tive meus três amados filhos (que me deram o melhor presente do mundo – meus netos), estudei, trabalhei por mais de trinta anos e me aposentei com saúde com a graça de Deus.
Neste trajeto pude contar com a compreensão e ajuda de algumas pessoas, principalmente de meu esposo. Ele facilitou minha vida em muitos sentidos para que eu pudesse realizar tantas façanhas, sem o apoio dele não sei se conseguiria, pois seria muito difícil sair de casa as seis da manhã e deixar meus pequenos se não pudesse contar com meu marido pra cuidar deles.
Depois de aposentada curti minha casa, visitei parentes que não via há muitos anos, viajei, fiz muito crochê e tricô e curti por um bom tempo a vida de aposentada e novamente do lar. Mas não pensem que parei por aí.
Me dei um outro presente: voltei a estudar, voltei a frequentar os bancos escolares. Parece loucura para muitos, ainda mais com idade já avançada. Mas não me importo com as críticas não! Deixo as críticas para quem não tem mais sonhos, para quem está cansado da vida. Eu estou vivíssima ainda.
Mais uma vez recebi apoio de meu esposo e filhos. Pareço criança de novo com tanto entusiasmo, quando chego da faculdade vou contando tudo que aprendi, são tantas novidades! Mas também deixo minha família bem apreensiva com minha preocupação nos dias de provas. Sofrem comigo. Não é um sofrimento que causa dor, e sim um jeito de sofrer que te faz sentir viva, que te faz sentir competitiva novamente.
Quando estou em sala, diante da meninada, compartilho dos mesmos sonhos, das mesmas esperanças, planejo um futuro profissional da mesma forma que eles, esqueço da minha idade. É tanta informação, é tudo tão novo e interessante, é tanta vontade de aprender.
Não penso no futuro no sentido de “será que vai dar tempo de exercer minha nova profissão?”, penso no hoje. Mas, ao mesmo tempo faço mil planos contando com a vida longa que Deus possa me permitir viver. Isto é sonhar acordada, penso eu.
Espero, com a benção de Deus e amor dos meus familiares e amigos, que eu tenha saúde e vida longa e possa comemorar muitos e muitos anos de vida e aqui poder compartilhar deste novo tempo dos meus novos projetos de vida. Saúde pra todos e viva nós!
Maria Margarete Olimpio Ugioni