Se você está pensando em começar seu primeiro site e não sabe por onde começar, você veio ao lugar certo. Este artigo é para iniciantes que desejam entrar no mundo online com um site e ainda não estão familiarizados com a terminologia e as etapas que precisam ser seguidas para lançar um site. Então, vamos dar uma olhada em algumas coisas que você precisa estar ciente como um novato completo.
Domínio e Hospedagem
A diferença entre domínio e hospedagem é que domínio é o endereço que dá ao visitante permissão para encontrar facilmente seu site online, o que orienta as pessoas para arquivos específicos do site por meio de um navegador da web. Por outro lado, a hospedagem é onde todos os arquivos do site são mantidos. Para você ter um site operacional, você precisará de ambos – um domínio e um espaço de hospedagem.
Esta é a distinção mais básica que você precisa saber se estiver pensando em criar seu primeiro site.
Você pode obter um nome de domínio de sites de compra de domínio ou buydomains.com ou qualquer outro. Depois de escrever o nome de domínio que deseja comprar, o site listará todos os nomes disponíveis com as diferentes extensões. O preço do domínio irá variar dependendo da popularidade da palavra. Para manter o domínio, você precisará pagar uma taxa anual.
A hospedagem é um serviço virtual que permite manter todos os dados do seu site em um servidor fornecido pelo host. Existem muitos provedores de hospedagem, como Verpex, Bluehost, Godaddy, etc. Além disso, existem várias soluções de hospedagem que você pode escolher, como hospedagem compartilhada, VPS, hospedagem na nuvem e algumas outras. Muitos iniciantes optam por hospedagem compartilhada, pois é a opção mais barata, então você provavelmente está bem com isso, pelo menos no começo.
Sistema de gerenciamento de conteúdo
Existem várias maneiras de criar um site, como codificação, construtores de sites e plataformas de gerenciamento de conteúdo. De longe, a maneira mais fácil é usar um sistema de gerenciamento de conteúdo ou CMS curto. Existem muitos CMSs, WordPress, Drupal e Sitecore apenas para citar alguns. De longe, a escolha mais popular é o WordPress. Ele alimenta milhões de sites, alguns dos quais incluem os sites da BBC USA, da revista The Rolling Stone e da Sony Music.
É uma plataforma muito fácil de usar, pois funciona com plugins. Basicamente, para qualquer função que você queira adicionar ao seu site, existe um plugin pré-fabricado que você pode usar. Além disso, existem templos que você pode usar para não ter que dedicar muito tempo ao design. O WordPress combina o front-end, que significa o design, e o back-end, que é a funcionalidade, portanto, é completamente capaz de alimentar qualquer site.
Publique seu site
O passo final é publicar seu site para que todos possam acessá-lo. Depois de entrar no ar, você precisa descobrir uma maneira de seu site ter uma classificação alta no mecanismo de pesquisa do Google. Esta etapa pode ser a mais difícil de todas as mencionadas anteriormente. Existem inúmeros sites online, por isso é uma verdadeira batalha por tráfego e visitantes.
Uma estratégia que todos estão usando é o Search Engine Optimization (SEO), que provou aumentar o tráfego orgânico. Refere-se a melhorar a qualidade geral do seu site, bem como o uso de palavras-chave. Por outro lado, os anúncios pagos são um caminho diferente que você pode seguir para obter tráfego, mas sem ter uma classificação alta nas pesquisas orgânicas.
Existem muitas outras maneiras e estratégias para obter tráfego para o seu site, mas elas estão além do escopo deste artigo para iniciantes.
Uma palavra final
Este artigo tem como objetivo dar uma ideia geral do processo de criação do seu primeiro site. Reconhecemos que é bastante simples e básico, mas o público-alvo são pessoas que não têm ideia do que é necessário para criar um site. Então, ajudamos você a obter um pouco de clareza de que fizemos nosso trabalho.