O Espaço Comunitário Colaborativo da Cooperativa Pioneira de Eletrificação, o Integra Coopera, ficou com cheiro de chocolate durante os dias 01 e 08 de abril. Mais de vinte cooperadas e familiares de cooperados, formaram as duas turmas do primeiro curso de ovos de páscoa de chocolate caseiro. Elas aprenderam todo o processo, da receita à embalagem, e com isso vão garantir os presentes da família.
A facilitadora do curso foi a instrutora de culinária Simone Burin de Oliveira. A profissional desenvolve a técnica há dez anos. “Na produção dos ovos de páscoa artesanais podemos colocar todo o amor e carinho em diferentes formatos e sabores. Além disso, o ovo feito em casa, sem intenção de comercialização, pode custar até 70% menos do que aquele comprado”, destaca Burín.
Ela explica que o processo de preparo dos ovos é dividido em etapas. Eles demoram aproximadamente uma hora para ficarem prontos, entre a preparação, derretimento, choque térmico e resfriamento em geladeira. A embalagem dos ovos é realizada no dia seguinte. “A quantidade de chocolate colocada para derretimento é o que determina o quanto esse processo todo vai ser produtivo”, conta a facilitadora.
Para a família da participante Gabriela Sangaletti dos Santos Goulart, os ovos de páscoa de 2022 já estão garantidos. “Percebi os detalhes na produção que fazem toda a diferença. Conheci o chocolate ideal para cada técnica, por exemplo. Me encantei com a área das trufas, sem contar que elas são presentes ótimos o ano todo, não só na páscoa”, comenta a artesã.
O curso já tem edição garantida em 2023. Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera, explica que o encontro reforça o papel do Integra. “É conhecimento compartilhado. E nossos cooperados e seus familiares gostam de aprender mais e colocar em prática. É isso que nos leva a sempre buscar novidades para eles”, reforça Jacques.
Redação Portal Veneza