Fica mais fácil iniciar a jornada profissional ou redescobri-la quando se tem apoio e conhecimento. É isso que a Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera, está proporcionando para mais de oitenta jovens e adultos com idade acima de 16 anos, em Forquilhinha. Começou nesta segunda-feira, 07 de agosto, o curso de mecânica básica promovido pela cooperativa, em parceria com a SATC e o Sesc.
Além das aulas de mecânica básica nas segundas e quartas-feiras, a Coopera também realizará o curso de elétrica básica, com encontros nas terças e quintas, sempre no período da noite. As aulas ocorrem na Unidade do Sesc, no bairro Santa Cruz, em Forquilhinha. “Identificamos que os jovens da nossa área de atuação precisavam dessa oportunidade de se desenvolver para o mercado de trabalho. Com as parcerias certas, estamos felizes por conseguir entregar isso”, afirma Walmir Rampinelli, presidente da Coopera.
Os encontros presenciais ocorrem após as aulas teóricas, realizadas pelos alunos por meio da plataforma de Ensino à Distância da SATC. Foram 24 horas de aulas teóricas pela modalidade EAD e serão 16 horas de aulas presenciais, distribuídas em oito encontros.
“Nos preocupamos, juntamente com os profissionais da SATC, em entregar teoria combinada com a prática, para formar profissionais aptos às oportunidades que existem na nossa região”, definiu Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera que conduziu a abertura das aulas.
As turmas estão fechadas e o número de inscritos surpreendeu a empresa. “Temos 56 alunos para o curso de elétrica e 48 para mecânica. Isso reforça o quanto a iniciativa era necessária e o quanto o papel da cooperativa vai além de distribuir energia de qualidade. A educação, formação e informação é princípio cooperativista”, finaliza Rogério Feller, consultor da Coopera.