Comunidade terá palavra final sobre local de instalação da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio

O debate tem se intensificado, desde que começou o comentário a respeito da existência dessa imagem, que veio diretamente da Itália.

A Administração Municipal de Nova Veneza se pronunciou a respeito da polêmica envolvendo a instalação da escultura de Nossa Senhora de Caravaggio no pórtico que está sendo construído no Distrito.

Conforme o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, a escultura não pode ser colocada no pórtico no momento porque o projeto precisa ser liberado pela Caixa Econômica Federal antes de que sejam feitos acréscimos que não estão no projeto oficial, previamente aprovado. “Depois de pronto, se a comunidade do distrito achar por bem colocar a Santa, não vai ter problema nenhum e nada vai impedir. Não temos nenhum empecilho contra, o que a comunidade decidir vamos acatar”, ressalta.

O secretário de Planejamento de Nova Veneza, Geninho Zanoni, ainda explica que não pode haver nenhuma mudança no projeto original, porque se não a Caixa Econômica Federal não repassa o valor da obra. “Se não executar conforme o projeto a gente não recebe, mas depois que for pago não tem problema nenhum em colocar a Santa, depende só da comunidade”, reforça.

O acordo de anos atrás

Atualmente como seminarista da Diocese de Criciúma e residente em Roma, o ex-secretário de Cultura, Esporte e Turismo do município, Giliard Gava, conta que entre os anos de 2001 e 2006, o Nova Veneza ganhou presentes tanto da Itália quanto da Espanha, e que, nessa época, o distrito de Caravaggio foi presenteado com uma imagem em gesso, em tamanho natural, de Nossa Senhora de Caravaggio, com a vidente Joaneta.

30167713_10211661133749951_4440713470189135504_o

“Ficou acordado tacitamente entre as autoridades italianas e brasileiras, na época, que a imagem por sua constituição artística, ficaria guardada no seminário menor da diocese de Criciúma, até a construção de um pórtico na comunidade, onde a mesma seria colocada”, completa.

Arquiteto dá outra sugestão

Já o arquiteto responsável pelo projeto do pórtico, José Luiz Ronconi, sugere que a imagem seja colocada em uma rótula que está sendo construída a poucos metros do local. “No pórtico, existe uma série de informações relativas a toda a história e cultura do Distrito de Caravaggio. Na minha opinião simplesmente acrescentar a Santa diminui a importância que ela tem, acredito que o mais certo seria criar um espaço exclusivo no trevo, para que as pessoas pudessem contemplar em um local projetado exclusivamente para receber a imagem, com toda a sua beleza, imponência e majestade”, finaliza.

Francine Ferreira / Foto: Willians Biehl

Enquete

[totalpoll id=”91518″]

 

30716073_10210716604621134_5146854362441580544_o