As diretrizes do trabalho da Unesc em cada um dos seus eixos estão em debate na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028. Sugestões de melhorias, proposição de novas ideias e apontamentos sob diferentes pontos de vista formam a base de dados que será crucial para a elaboração de planos de ação da Universidade para os próximos anos. Essa construção, já realizada com a presença de colaboradores, professores e estudantes de todos os níveis de ensino, precisa da contribuição da comunidade externa para estar completa.
Para finalizar a etapa de diagnóstico de cenário, lideranças comunitárias, microempreendedores, empresários ou quaisquer cidadão interessado em contribuir com o futuro não só da Universidade, mas de toda a região, podem integrar o debate marcado para esta quarta-feira, 27, na Unesc a partir das 18h30 no Auditório Ruy Hülse.
“Assim como recebemos a comunidade para tantos serviços e ações, queremos receber para que opinem e nos ajudem a construir a Unesc do futuro. É fundamental ouvir aqueles que estão ao nosso redor e também fazem parte dessa história”, destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Conforme a coordenadora do Plano de Desenvolvimento Institucional, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, a comunidade será recebida com um café especial para carregar as energias e participar de uma noite de contribuições de extrema importância. “Fazemos questão de bem receber aqueles que se dispuserem a investir essas horas em nossa companhia para pensar o futuro da Unesc. Será uma noite muito proveitosa”, salienta.
Para participar, de acordo com Bianca, basta ter vontade de contribuir e confirmar a presença no Whatsapp (48) 99644-2013.
“Todas as opiniões são muito bem-vindas. É por meio da comunidade externa, que tem um olhar diferente do nosso, de quem está mergulhado nesse universo, que muitas vezes conseguimos receber feedbacks, ideias e proposições que não teríamos a vivência necessária para fazer”, explica.
Construção completa do Plano
A construção do PDI 2024-2028 prevê uma sequência de etapas como diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.
A expectativa é de que o Plano seja finalizado e aprovado em todos os conselhos até março de 2024.