Qual é a qualidade deste produto? É seguro para consumir? Quais são os padrões de higiene deste restaurante? Estas são algumas das perguntas na cabeça dos consumidores pós-pandemia e no que os profissionais chamam de Cozinha 4.0. Neste novo cenário, os restaurantes estão se adaptando a espaços menores, com consumidores mais exigentes e produções mais elaboradas. Para seguirem relevantes, reinvenção e inovação são as palavras de ordem.
“Esse novo mundo que a pandemia descortinou nos fez repensar formas diversas de trabalhar, de se alimentar, e de exigir que aquilo que comemos nos proporcionem a total segurança na forma de preparo”, explica a professora Renata Zambon Monteiro, do SENAC. Monteiro é uma dentre diversos profissionais que apresentam o curso “Tecnologia e Inovação”, oferecido gratuitamente pela Universidade do Restaurante, uma produção da Unilever PRO em parceria com o SENAC.
O curso faz parte de uma série de aulas gratuitas e digitais que visam preparar e capacitar os profissionais do ramo alimentício em diversas áreas de operação de um restaurante, levando-se em conta as novas exigências e desafios do mercado.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM HUBS DE COZINHAS
Já pensou em produzir 10 mil refeições por dia em um espaço pequeno? Monteiro lista os principais equipamentos de uma cozinha profissional para agilizar processos, revolucionando não só a forma de preparar alimentos, mas também os ambientes internos das cozinhas.