No dia 26 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal de Nova Veneza, a Camerata di Venezia mostra ao público obras com solos de violino e viola de músicos da orquestra e notáveis composições para instrumentos de cordas na série Música Diversa. A entrada é gratuita e com transmissão ao vivo pelo canal oficial da orquestra no YouTube.
Nesta apresentação, teremos os solistas Josias Modolon e Gabriel Trintin, que interpretam o concerto de Vivaldi para dois violinos e orquestra de cordas. Em seguida, a Serenata de Elgar e o Andante Expressivo do compositor brasileiro Nepomuceno. Para interpretar a obra “Après un Rêve” de Gabriel Fauré, temos o nosso regente Luiz Fernando São Thiago, que além de reger a orquestra faz o solo de viola para esta obra.
Para finalizar essa grande noite, temos o Palladio, obra notável de Karl Jenkins. Este é um concerto da série Música Diversa, com tema sobre as distintas origens dos compositores e destaque para suas
diferentes influências culturais na música. A direção artística e regência é de Luiz Fernando São Thiago. O concerto tem entrada gratuita, transmissão ao vivo e atende as medidas de acessibilidade para mobilidade de acesso, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras.
No dia seguinte a este concerto, 27 de outubro, é a vez de Lauro Müller receber o concerto Música Diversa, às 20h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria. No domingo, dia 29 de outubro, apresentaremos um concerto especial no evento de comemoração ao aniversário de 10 anos do Parque Diamante +Energia em Capivari de Baixo, a partir das 15h com entrada gratuita. Mais informações em nossos canais de comunicação.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Casan, Bistek Supermercados, Usipe, Mademil e Imbralit por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, SG2 digital, Canguru Embalagens, Metalúrgica Spillere, Tintas Farben, Imepel e Librelato.
Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais
de 30 anos.
Josias Modolon, violino Natural da cidade de Tubarão, estudou violino com Izabela Köenig e posteriormente com João Eduardo Titton pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, onde também participou da Orquestra Acadêmica e o Quarteto de cordas. Teve masterclasses com Paulo
Bosisio, Cármelo de los Santos, Borgomanero entre outros. Atualmente é integrante da Orquestra Camerata di Venezia.
Gabriel Trintin, violino Natural de Guarulhos, São Paulo, estudou violino com Renato Kutner, Betina Stegmann e Luiz Fernando São Thiago. Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos, Orquestra
Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob orientação de maestros como Emiliano Patarra, Claudio Cruz entre outros, participando de turnês pelo Brasil e exterior.
Atualmente leciona em um projeto social gerido pela instituição Bairro da Juventude e integra como violinista a Camerata di Venezia.
Programa:
VIVALDI | Concerto em Lá menor para dois violinos e cordas, RV 522
I. Allegro
II. Larghetto e spiritoso
III. Allegro
Solistas: Josias Modolon e Gabriel Trintin de Oliveira, violino
ELGAR | Serenata para cordas, op. 20
I. Allegro piacevole
II. Larghetto
III. Allegretto
NEPOMUCENO | Andante Expressivo
G. FAURÉ | Après un Rêve, op. 7, nº 1
Solista: Luiz Fernando São Thiago, viola
K. JENKINS | Palladio
I. Allegretto
II. Largo
III. Vivace
Serviço:
Concerto Música Diversa
Data: 26 de outubro, quinta-feira às 20h
Local: Teatro Municipal (Palazzo Delle Acque) – Nova Veneza/SC
Luiz Fernando São Thiago, regência
Josias Modolon, violino
Gabriel Trintin, violino
Entrada gratuita
Evento com medidas de acessibilidade
Concerto presencial e com transmissão ao vivo em youtube.com/@cameratadivenezia
Mais informações em cameratadivenezia.com.br
Temporada 2023
O projeto “Camerata di Venezia – Temporada de Concertos 2023” iniciou em abril e vai até janeiro de 2024, e prevê 20 concertos com entrada gratuita e transmissão ao vivo, divididos em 10 concertos em Nova Veneza e mais 10 em cidades vizinhas da região sul do estado de Santa Catarina. O objetivo é dar acesso à música erudita e criar o hábito da apreciação ao vivo, a fim de suprir a carência desse tipo de atividade na região. Os concertos têm a direção artística e regência de Luiz Fernando São Thiago.
Orquestra Camerata di Venezia
A Camerata é uma orquestra de cordas sediada na cidade de Nova Veneza, localizada ao sul do estado de Santa Catarina. Como instituição cultural, proporciona à comunidade o contato com a música orquestral, mais conhecida como música “clássica” ou música de “concerto”. Os músicos são naturais da região e por mais de 10 anos o desenvolvimento técnico e artístico permitiu a este grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente.
Em 2017, os concertos profissionais ganham grande aceitação de público e crítica. Em 2019 vem o primeiro lugar no edital de Incentivo à Cultura Elisabete Anderle do Governo do estado de Santa Catarina. Em 2020 e 2021 foi contemplado com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, para turnês pela região sul do estado.
Moisés de Souza, idealizador e fundador da orquestra, iniciou seus estudos de violino entre os anos 1998 e 1999. Foi aluno do maestro Antônio Luiz Urnau e posteriormente com a violinista Izabela Köenig. A partir do ano de 2002 passou a fazer aulas com o professor Luiz Fernando São Thiago, com quem segue se aprimorando.
Canais de comunicação
Site oficial cameratadivenezia.com.br
Instagram @cameratadivenezia
Facebook facebook.com/cameratadivenezia
YouTube youtube.com/@cameratadivenezia
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à
Cultura do Governo Federal.