O concerto é no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Urussanga/SC. A apresentação conta com o apoio da Associação Amigos de Longarone e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, uma grande parceria para levar esse concerto para a cidade do vinho. Para quem não puder comparecer, o concerto será transmitido ao vivo pelo canal oficial da orquestra no YouTube.
No repertório, obras da música erudita com solos de violino, músicas de grandes artistas do Pop Rock e as famosas Trilhas de Cinema. O público vai ter a oportunidade de apreciar os solistas Josias Modolon e Gabriel Trintin, que interpretam o belíssimo concerto de Vivaldi para dois violinos e cordas. Após os solos, o programa segue com o concerto de Tchaikovsky, o irreverente “Pizzicato Polka” de Strauss, em que os músicos executam seus instrumentos apenas com dedilhados, a famosa melodia das touradas espanholas, España Cañí e o tango Por una Cabeza.
Em seguida, começa a parte das Trilhas de Cinema e Pop Rock, com os temas de Frozen, Vingadores, Piratas do Caribe, Shallow e interpretações de Michael Jackson, The Beatles, Coldplay e Queen. A direção artística e regência é de Luiz Fernando São Thiago. Este evento atende as medidas de acessibilidade para mobilidade de acesso, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras.
No dia 30 de novembro, quinta-feira, às 20h, a Camerata di Venezia apresenta o concerto “Tango em Veneza” com repertório inteiro de tango na cidade de Nova Veneza com entrada gratuita.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Casan, Bistek Supermercados, Usipe, Mademil, Imbralit e Diamante +Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, SG2 digital, Canguru Embalagens, Metalúrgica Spillere, Tintas Farben, Imepel, Librelato, Associação Amigos de Longarone e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência
Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais de 30 anos.
Josias Modolon, violino
Natural da cidade de Tubarão, estudou violino com Izabela Köenig e posteriormente com João Eduardo Titton pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, onde também participou da Orquestra Acadêmica e o Quarteto de cordas. Teve masterclasses com Paulo Bosisio, Cármelo de los Santos, Borgomanero entre outros. Atualmente é integrante da Orquestra Camerata di Venezia.
Gabriel Trintin, violino
Natural de Guarulhos, São Paulo, estudou violino com Renato Kutner, Betina Stegmann e Luiz Fernando São Thiago. Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob orientação de maestros como Emiliano Patarra, Claudio Cruz entre outros, participando de turnês pelo Brasil e exterior.
Atualmente leciona em um projeto social gerido pela instituição Bairro da Juventude e integra como violinista a Camerata di Venezia.
Programa:
VIVALDI | Concerto em Lá menor para dois violinos e cordas, RV 522
I. Allegro
II. Larghetto e spiritoso
III. Allegro
Solistas: Josias Modolon e Gabriel Trintin, violino
TCHAIKOVSKY | Andante Cantabile de op. 11
J. STRAUSS II | Pizzicato Polka
P. MARQUINA | España Cañí
C. GARDEL | Por una Cabeza
Trilhas de Cinema e Pop Rock
Tema de Frozen
Tema de Os Vingadores | The Avengers
Tema de Piratas do Caribe | Navegando em Águas Misteriosas
The Beatles | Yesterday
Tema de Nasce Uma Estrela | Shallow
Michael Jackson | Thriller
Coldplay | Clocks
Queen | The Best of Queen
Temporada 2023
O projeto “Camerata di Venezia – Temporada de Concertos 2023” iniciou em abril e vai até janeiro de 2024. Prevê 20 concertos com entrada gratuita e transmissão ao vivo, divididos em 10 concertos em Nova Veneza e mais 10 em cidades vizinhas na região sul do estado de Santa Catarina. O objetivo é dar acesso à música erudita e criar o hábito da apreciação ao vivo, a fim de suprir a carência desse tipo de atividade na região.
Orquestra Camerata di Venezia
A Camerata di Venezia é uma orquestra de cordas sediada na cidade de Nova Veneza em Santa Catarina. Moisés de Souza, diretor e músico violinista da orquestra, é o idealizador e fundador. Como instituição cultural, proporciona à comunidade o contato com a música orquestral, mais conhecida como música “clássica” e interpretações de músicas como Pop Rock e Trilhas de cinema. Os músicos são naturais da região e por mais de 10 anos o desenvolvimento técnico e artístico permitiu a este grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet do Governo Federal.