Uma das principais metas de gestão do governador Carlos Moisés está perto de se tornar realidade. Até o fim do ano, todos os serviços que podem ser prestados pelo Governo de Santa Catarina de modo digital, ou seja, que podem ser acessados pelo cidadão por meio dos celulares ou computadores, estarão digitalizados.
O processo foi iniciado nos primeiros meses do governo, em 2019. Já no primeiro semestre daquele ano aconteceu a transição dos processos internos para o formato digital, com a implementação do projeto Governo Sem Papel. Em seguida foi lançado o portal SC.GOV.BR, que reúne todas as iniciativas para tornar a prestação de serviços mais simples e sem burocracia.
Por meio da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DITI) da Secretaria de Estado da Administração (SEA), tudo que está listado na Carta de Serviços ao cidadão foram revisados. Dos 334 serviços digitalizáveis, 76% já são oferecidos de forma digital, restando 99 a serem transformados até o fim do ano: “Realizamos tratativas com todos os órgãos que prestam serviços digitalizáveis, estabelecendo um plano de digitalização setorial”, explica o diretor da DITI, Félix Fernando da Silva.
Equipes denominadas Células de Digitalização foram criadas para trabalhar nos próprios órgãos responsáveis por cada um desses serviços, contando com o apoio técnico do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC.
O trabalho de digitalização estadual tem sido realizado com a importante parceria do GOV.BR. A plataforma digital do governo federal brasileiro tem sido aproveitada pelo Governo SC, em especial para a identificação e reconhecimento do cidadão. Por meio do portal do Governo Federal, garante-se a autenticidade do acesso do interessado na prestação do serviço. Já são mais de 4 milhões de catarinenses com a sua conta GOV.BR.
“No início da atual gestão, um compromisso que o governador Carlos Moisés assumiu foi transformar 100% dos serviços possíveis de serem prestados digitalmente ao cidadão em serviços efetivamente digitais. E até o final do ano, todo o serviço prestado pelo Governo do Estado que pode ser realizado por meio digital será oferecido dessa forma ao cidadão catarinense”, explica o secretário de Estado da Administração de Santa Catarina, Jorge Eduardo Tasca.
Por Renê Müller