Em uma primeira olhada podemos nos assustar ao confundir esse animal com uma serpente. Porém, ao observar de forma mais atenta, percebemos que se trata apenas da lagarta inofensiva conhecida pelos cientistas como Hemeroplanes sp.
Quando esses animais se sentem ameaçados, eles encolhem sua cabeça e viram a parte de baixo do corpo para cima, se assemelhando a serpentes venenosas. O que acontece é que essa lagarta tem um comportamento chamado de mimetismo, ou seja, ela imita animais de outra espécie. Nesse sentido, ela possui duas manchas laterais na sua “barriga” e, ao encolher sua cabeça e virar o corpo, as manchas destacam-se e ficam com a mesma aparência dos olhos de uma cobra.
Agora imagine que você é um passarinho esfomeado e, ao procurar por lagartas para sua alimentação, se depara com a imagem de uma cobra venenosa. É de assustar e sair voando na hora, não é mesmo?
As lagartas da foto foram encontradas no quintal do Sr. Valter Waterkemper, morador da área central de Nova Veneza que prontamente entrou em contato com o Portal Veneza, o qual acionou a Fundação do Meio Ambiente (FUNDAVE). Após seu recolhimento, entramos em contato com o biólogo Rodrigo Ribeiro de Freitas, especialista da área que trabalha na UNESC e nos auxiliou na identificação e na busca de informações.
Após formar um casulo e completar seu desenvolvimento, essas larvas se transformarão em mariposas. Apesar do seu aspecto intimidador, a espécie em questão não é peçonhenta, ou seja, não oferece risco à saúde humana. Além disso, ela também não se caracteriza como uma praga agrícola, portanto não prejudica as plantações.
Ao encontrar esses animais, lembre-se que eles são inofensivos, portanto, não os mate. Respeite sua vida e seu espaço!
Por Júlia Gava Sandrini (Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza)