Se as dificuldades, que as pessoas passaram ao longo dos meses complicaram a situação financeira de todos, as pesquisas indicam que esta Black Friday 2020 foi muito melhor em quantidade de vendas, comparando com o mesmo evento que aconteceu em novembro do ano passado.
A quarentena obrigatória que surgiu por conta da pandemia, obrigou a um novo estilo de vida: tudo agora é feito pela internet, a única forma de conexão com o mundo! Desde ler o jornal, ficar atento às notícias, se conectar com a família e os amigos, trabalhar em casa e fazer as compras de alimentos e todas as coisas que o lar precisa no dia a dia.
Desse jeito, as compras online viraram uma das atividades mais frequentes no dia a dia dos brasileiros, que utilizaram todos os meios eletrônicos possíveis para fazer em primeiro lugar as pesquisas de produtos e preços, e depois, já decididos, as compras.
Quando acontecem eventos como o Cyber Monday e o Black Friday, é evidente que os consumidores querem aproveitar todos os descontos, promoções e ofertas possíveis. E sendo uma data perto do Natal, nada melhor do que se organizarem para as compras dos presentes!
São Paulo e Rio de Janeiro são os estados que comportam quase o 50% das vendas da Black Friday 2020
Se houve vendas nas lojas físicas, essas foram em porcentagem muito menor em relação às mesmas vendas do ano passado. O que aumentou foi a porcentagem das vendas online.
Os 4 Estados com melhores resultados são liderados pelo Estado de São Paulo. Estado do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Quanto aos descontos praticados, os números foram os seguintes:
- 76,4% dos cupons de descontos corresponderam a compras acima dos R$ 200.- (duzentos reais)
- 6,9% dos cupons de descontos corresponderam a compras de produtos de até R$ 50.- (cinqüenta reais)
Os produtos eletrônicos foram os mais vendidos
Os smartphones, como também os seus acessórios, tiveram descontos com uma média de 46,2%. Sem lugar a dúvidas, estes aparelhos eletrônicos lideraram a tabela de descontos.
É lógico que, nesta época onde se faz necessária a comunicação virtual, o fato de poder ter um smartphone de última geração, que tenha todas as funções e os aplicativos necessários para essa comunicação, é de fato obrigatório.
Mas também as Smart TVs foram protagonistas na lista de compras, e é absolutamente compreensível: sempre por conta do distanciamento social e da necessidade de se resguardar, a TV é um item fundamental no lar para o entretenimento da família.
O tipo de entrega dos produtos comprados foi fundamental
Quem compra qualquer tipo de produto através da internet, como é no caso da Black Friday, quer receber o que comprou o quanto antes, mas principalmente quer ter a certeza de receber o produto em boas condições, ou seja, em tempo e condições.
Por incrível que possa parecer, o método mais utilizado para o envio dos objetos comprados foi pelo Sedex dos Correios. Quase 50% dos envios realizados foram através do Sedex.
Isso quer dizer que, ainda sendo mais caro que um envio econômico, tanto os consumidores quanto os lojistas escolheram a rapidez.
Os produtos mais vendidos em 2020 coincidem com os mais vendidos em 2019
Produtos eletrônicos e eletrodomésticos lideraram as vendas nesta recente Black Friday:
Os smartphones continuam sendo o objeto de desejo dos consumidores brasileiros. Não é para ficar surpreso, pois o Brasil é um dos cinco países do mundo onde todos ficam mais tempo conectados com os seus celulares.
Quanto aos aplicativos que são baixados da internet para a instalação nos smartphones, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos e da Índia em quantidade de aplicativos.
As Smart TVs foram outro produto eletrônico muito adquirido durante o evento de 2020. Os laptops ficaram mais atrás quanto ao número de vendas.
Os eletrodomésticos como, por exemplo, geladeira, máquina de lavar, micro-ondas e fogão, também tiveram uma grande porcentagem de vendas. Isso se deve ao fato de serem produtos caros que, durante eventos como este, ganham maiores descontos.
Roupas, perfumes e acessórios pessoais também tiveram a sua parcela de sucesso em vendas, principalmente calçados como tênis e roupas esportivas.