Se tem algo que está todo mundo desejando nas suas resoluções de ano novo é um 2021 mais saudável. Nunca se esperou tanto pela chegada de uma vacina e pela extinção de um vírus do planeta. Mas, enquanto ela não está acessível para toda a população, cabe a cada um investir em prevenção.
E para colher um 2021 mais saudável, o plantio já deveria estar sendo feito. Mas ainda há tempo. Porém, não há uma pílula mágica capaz de fazer milagres pela imunidade. O passo fundamental é apostar na mudança de hábitos, trocar práticas ruins para implementar novos costumes para uma vida mais salutar.
E não adianta esperar pela chegada do dia 31 de dezembro do calendário. Comece a apostar nessas novas práticas agora mesmo:
Alimentação
- Nutrientes: Uma dieta balanceada e saudável, com a ingestão de todos os nutrientes e redução de alimentos gordurosos, açucarados e processados é o primeiro passo. Desembalar menos e descascar mais é a máxima de quem busca uma vida mais saudável.
- Suplemento: Contar com a suplementação de alguns nutrientes é uma forma de repor o que está em falta e não é consumido pela alimentação, fundamental em casos de dietas restritivas ou vegetarianas e veganas. Para aumentar a imunidade, por exemplo, o licopeno é uma substância antioxidante considerada potente na prevenção de doenças. Ele também pode ser encontrado na goiaba, melancia, mamão e tomate.
- Hidratação: Beber água é vital, não espere sentir sede. O líquido retira o excesso de impurezas do nosso organismo e ajuda na prevenção de doenças. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Atividade
- Exercício físico: 30 minutos de atividade física em intensidade moderada são capazes de reduzir o estresse. Você pode apostar em caminhadas ou mesmo praticar alguns movimentos e exercícios dentro de casa.
- Meditação: O grande segredo da meditação é ajudar na redução do estresse, consequentemente isso contribui para uma boa imunidade. A meditação reduz os pensamentos e tira o foco dos problemas, sendo uma grande aliada de uma vida saudável no dia a dia.
- Respiração natural: Além da meditação, a técnica de respiração natural contribui para o controle da ansiedade, manutenção da calma e bem-estar emocional. Você pode apostar na técnica de respiração de diafragma e das narinas alternadas.
Bem-estar
- Sono: Dormir cerca de 8 horas por dia também atua na melhora da sua imunidade. Dormir pouco tem impacto no físico e no emocional. Invista em um sono de qualidade e descanse pelo menos 7 horas por noite.
- Sol: Cerca de 90% da vitamina D produzida pelo nosso corpo vem da exposição solar. Pegar sol é fundamental para o organismo. A vitamina D ajuda a modular o sistema imune. O recomendado é tomar 15 minutos de sol por dia sem protetor solar, antes das 10 horas e após as 16 horas.
- Prazer: Uma vida sexual ativa também contribui para o fortalecimento do sistema imune. A prática semanal está associada à imunoglobulina A, um anticorpo que contribui para a melhora da imunidade.
Como você pode ver, é apostando em um estilo de vida saudável e na redução do estresse é possível melhorar o sistema imunológico. Atuar na prevenção é a melhor maneira de começar 2021 fugindo de doenças.